Advertisement

EUA e Irã criam canal de comunicação para Ormuz, dizem mediadores

O Irã e os Estados Unidos estabeleceram um “canal de comunicação” destinado a garantir a “passagem segura” pelo Estreito de Ormuz, informaram Catar e Paquistão em uma declaração conjunta divulgada após a mais recente rodada de negociações realizada na Suíça.

Segundo o comunicado, divulgado no X, o novo canal foi criado para “evitar incidentes e falhas de comunicação”, com o objetivo de assegurar a navegação segura de embarcações comerciais pelo Estreito de Ormuz durante o período de 60 dias previsto no memorando inicial.


De acordo com o documento, o Irã usará seus “melhores esforços” para garantir a “passagem segura de navios comerciais sem cobrança de taxas” entre o Golfo Pérsico e o Mar de Omã, em ambos os sentidos.

Ainda segundo a declaração, as “partes acordaram a criação de uma célula de desconcorrência entre as partes, a República Libanesa e facilitada pelos Mediadores, para garantir o cumprimento da cessação das operações militares no Líbano conforme o Memorando de Entendimento.”

Catar e Paquistão afirmam que negociações entre EUA e Irã devem continuar nesta semana.

O Estreito de Ormuz tem sido um dos principais instrumentos de pressão do Irã ao longo das negociações. No sábado (20), o comando militar iraniano afirmou que fecharia a estratégica via marítima em resposta à continuidade dos ataques de Israel no Líbano e ao que classificou como fracasso dos EUA em implementar o acordo para encerrar a guerra.

O presidente dos EUA, Donald Trump, chegou a ameaçar “assumir o controle do Estreito” em declarações à Fox News no domingo (21), o que quase comprometeu as negociações.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *