A Câmara Municipal do Rio de Janeiro registrou um momento único ao contar pela primeira vez com um cachorro na mesa de honra de uma solenidade oficial. O homenageado da sessão desta quarta-feira (24) foi o pet Leão, que recebeu uma Moção de Louvor e Reconhecimento.
O cãozinho caramelo foi resgatado debilitado das ruas pelo vereador Flávio Valle (PSD) em 2024, na região de São Conrado, quando o político era subprefeito da zona sul da capital fluminense.
Uma Moção de Louvor e Reconhecimento é uma medida proposta pelos parlamentares para saudar pessoas, grupos, instituições ou, nesse caso, animais por ações, serviços prestados, méritos ou conquistas relevantes para a sociedade local.
A cerimônia também homenageou os médicos veterinários João Vitor Siqueira Rude e Aysha Tawfic, que se dedicam ao cuidado de animais resgatados. Aysha foi a responsável pelo tratamento e recuperação de Leão.
Ambos os médicos foram condecorados com a Medalha São Francisco de Assis, destinada a pessoas ou entidades que se destacam por serviços relevantes à causa animal e trabalhos de elevado impacto social.
Além dos médicos, também compôs a mesa de honra a servidora pública Giselle Garotti Gouveia, que adotou o cachorro.
Leão foi reconhecido pelo amor e companheirismo que representa para sua tutora — que foi homenageada como forma de reforço para o impacto da adoção responsável.
“Hoje, todos estão representados: os pets, pela Dra. Aysha, que cuidou do Leão e de tantos outros, e a fauna silvestre, pelo Dr. João Vitor, que dedicou anos ao resgate de animais em situações extremas. O cuidado com os animais, sejam domésticos ou silvestres, é essencial para a sociedade, porque salva vidas e preserva o equilíbrio ambiental”, destacou Valle.
Veja a homenagem a Leão e Giselle
*Sob supervisão de Lucas Schroeder

















Leave a Reply