
O recente assassinato do padre Román de la Cruz Hernández no estado mexicano de Hidalgo voltou a chamar a atenção para a violência que assola o país e renovou as preocupações sobre como o crime organizado age com impunidade. De la Cruz, de 48 anos, pároco de Santa Cruz em Huejutla, Hidalgo, foi encontrado morto em uma estrada no distrito de Lolotla em 15 de setembro. Em 17 de setembro, Francisco Ángel Fernández Hasbun, chefe de gabinete da procuradoria-geral do estado de Hidalgo, declarou em vídeo que o órgão está “conduzindo as investigações apropriadas”.
Segundo a mídia local, o corpo do sacerdote foi encontrado com ferimentos de bala perto de uma caminhonete, acompanhado de um cartaz com uma mensagem cujo conteúdo não foi divulgado pelas autoridades. A Conferência Episcopal Mexicana (CEM) exigiu uma “investigação minuciosa” do caso, enquanto o bispo José Hiraís Acosta Beltrán, da Diocese de Huejutla, lamentou “a situação alarmante de violência que está sendo vivida em nosso país”.
Cerca de 600 pessoas marcharam pela paz em Huejutla no domingo, 20 de setembro, e participaram de uma missa por De la Cruz. Durante a homilia, Acosta pediu “uma cultura de paz e reconciliação”, solicitando que o crime seja solucionado e pedindo que “nem este evento nem os outros crimes que feriram nossa nação mexicana fiquem impunes”.
Na tarde de 21 de setembro, Acosta e Fernández se reuniram e divulgaram uma breve declaração conjunta. Fernández disse que informações importantes sobre o caso foram fornecidas durante a reunião e afirmou que ambos acreditam que o caso será resolvido rapidamente, observando a colaboração da Igreja com as autoridades durante as investigações.
De acordo com o Centro Católico Multimídia, um grupo que documenta a violência contra membros da Igreja no México, quatro padres foram assassinados até agora durante o mandato da presidente Claudia Sheinbaum. O número total de padres assassinados desde 1990 ultrapassa 60.
O diretor do centro, padre e jornalista Omar Sotelo, disse ao ACI Prensa, serviço irmão em espanhol da EWTN News, que o assassinato “traz as marcas reveladoras do crime organizado”.
Sotelo observou que “extorsão e ameaças contra padres no país são uma realidade contínua”. Ele destacou que, entre os casos registrados e analisados pelo grupo, “mais de 80% permanecem sem solução”, incluindo o assassinato em 1993 do cardeal Juan Jesús Posadas Ocampo, arcebispo de Guadalajara, um caso que permanece como “um monumento à impunidade”.
Em um vídeo no Facebook de 2016, o cardeal Juan Sandoval Íñiguez, então arcebispo emérito de Guadalajara e sucessor de Posadas, declarou que o assassinato foi “um crime de Estado, perpetrado pela Polícia Judiciária Federal”. Ele chegou a nomear Rodolfo León Aragón, então diretor da polícia, como o responsável pelo assassinato, que Sandoval disse provavelmente ter recebido ordens do então procurador-geral Jorge Carpizo, cuja morte em 2012 encerrou a investigação.
Julieta Appendini, diretora da fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) no México, disse ao ACI Prensa que “é importante não ver esses assassinatos meramente como atos criminosos isolados”.
O impacto de um crime contra um padre “vai muito além da perda de um indivíduo”, ela disse, observando que “o padre frequentemente tem uma presença muito próxima na vida da comunidade: ele conhece as famílias, ministra aos doentes, ouve os problemas das pessoas, celebra os sacramentos e também pode servir como uma figura de confiança e mediação”.
“Quando ele é assassinado, a comunidade perde alguém que cumpria muitos desses papéis, e um senso ainda maior de medo e desamparo pode se instalar.”
Ela alertou que o assassinato pode servir como um aviso para outros padres: “Isso poderia acontecer conosco também”.
“O objetivo é semear o medo”, disse Sotelo. A comunidade de Huejutla “está com medo; eles já nos disseram isso”.
Apesar disso, ele afirmou que “o clero de Huejutla continuará trabalhando e realizando sua missão pastoral exatamente como está fazendo agora”.
Segundo Sotelo, esse tipo de assassinato demonstra “o poder implacável” do crime organizado no país, “onde, lamentavelmente, as autoridades têm sido ineficazes em gerenciar a situação e garantir a segurança do povo mexicano”.
Appendini destacou que “um padre trabalhando em uma comunidade afetada pela violência não apenas celebra os sacramentos. Frequentemente, ele é um dos indivíduos que permanece quando outros tiveram que partir; ele ministra às famílias, ouve as vítimas, defende os vulneráveis e pode se tornar uma voz denunciando esses atos de violência”.
“Isso pode colocá-lo em uma posição vulnerável diante daqueles que buscam controlar o território ou impor o silêncio”, ela disse.
Appendini observou que o Relatório de Liberdade Religiosa 2025 da ACN “aponta para ameaças, extorsão, assassinatos, agressões e pressão para permanecer em silêncio direcionados a padres e outros líderes religiosos no México”.
No entanto, ela esclareceu que “nem todo ataque a um padre é necessariamente motivado por uma intenção de atacar a religião. No México, a violência pode estar ligada ao controle territorial, tráfico de drogas, extorsão ou disputas de terras”.
A liberdade religiosa “entra em jogo quando uma pessoa é colocada em risco precisamente por realizar sua missão e ministrar à sua comunidade”, ela disse.
“O medo também tem consequências para a liberdade religiosa”, alertou Appendini, observando que “uma pessoa pode legalmente ter o direito de praticar sua fé, mas se fazê-lo publicamente, servir sua comunidade ou falar contra a violência a coloca em perigo, então esse direito não está sendo plenamente exercido”.
“É por isso que, na ACN, acreditamos que não devemos normalizar essas situações ou reduzi-las meramente a estatísticas. Quando um padre que serve sua comunidade é ameaçado ou assassinado, também devemos nos perguntar o que está acontecendo com aquela comunidade e com a liberdade das pessoas que vivem lá”, ela observou.
Sotelo reconheceu que, tanto em seu ministério sacerdotal quanto em seu trabalho como jornalista, “às vezes sentimos medo; sabemos que a qualquer momento poderíamos até perder nossas vidas por falar sobre esse tipo de circunstância”.
No entanto, ele afirmou que “Deus está conosco, o Mestre Jesus está conosco e, diante disso, não temos escolha senão continuar realizando nosso trabalho pastoral como padre, como jornalista, como repórter”.
©2026 Catholic News Agency. Publicado com permissão. Original em inglês: Priest’s murder in Mexico may be warning to sow fear, priest says

















Leave a Reply