Advertisement

Iraque solicita revisão de cota enquanto Opep restabelece produção

O Ministério do Petróleo do Iraque informou nesta sexta-feira (27) que a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) começou a restaurar gradualmente as cotas de produção do Iraque anteriores à guerra, uma medida que, segundo o ministério, fortalecerá a capacidade de produção do país e apoiará a recuperação de seu setor petrolífero.

Em comunicado divulgado pela agência de notícias estatal, o ministério afirmou que Bagdá apoiava uma reavaliação das cotas de produção da Opep para refletir melhor as condições dos Estados-membros, incluindo a situação econômica e de segurança do Iraque.

O primeiro-ministro do Iraque, Ali Faleh al-Zaidi, não havia discutido a possibilidade de o Iraque deixar a Opep, acrescentou o comunicado.

Na quinta-feira, fontes bem informadas disseram à Reuters que o Iraque, segundo maior produtor da Opep depois da Arábia Saudita e um de seus cinco membros fundadores, considerou deixar o grupo caso a organização não permita que Bagdá aumente significativamente a produção de petróleo.

Tal perspectiva seria um duro golpe para a Organização dos Países Exportadores de Petróleo, que viu os Emirados Árabes Unidos se retirarem há menos de dois meses.

O país depende do petróleo para a maior parte de sua receita, que sofreu uma queda drástica desde que a guerra com o Irã bloqueou efetivamente as exportações pelo Estreito de Ormuz.

Mais tarde na quinta-feira, o Ministério do Petróleo do Iraque afirmou que as notícias sugerindo que Bagdá estaria considerando encerrar sua participação na Opep não refletiam a posição oficial do governo iraquiano.

A cota do Iraque para julho é de 4,378 milhões de barris por dia, embora a produção atual esteja significativamente abaixo desse valor devido à interrupção no Estreito de Ormuz.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *