Estamos nos tornando analfabetos. Para muitas pessoas mais velhas, isso é verdade de uma maneira um tanto atenuada ou análoga. Quem cresceu antes da era da internet teve uma experiência diferente e, agora, estamos perdendo força intelectual à medida que nossa atenção se fragmenta diante do fluxo acelerado de estímulos em nossos mundos on-line.

Para os jovens, porém, “analfabeto” está se tornando um termo cada vez mais literal e preciso. A discussão em torno desse fenômeno está crescendo por toda parte, tanto presencialmente quanto na internet. Pelos relatos que circulam, professores e docentes universitários estão se deparando com níveis cada vez mais alarmantes de deterioração da vida interior e da formação intelectual daqueles a quem ensinam. Cada vez mais, muitos de seus alunos mal conseguem ler ou compreender aquilo que estão lendo, e o problema parece piorar a cada ano.

Coletivamente, nossa capacidade de atenção está se esvaindo, enquanto pessoas de todas as faixas etárias se agarram aos vídeos curtos como se fossem uma espécie de boia salva-vidas em um mar de caos. Assim, bloqueiam os “rumores de guerras e notícias de guerras”, tanto reais quanto simbólicos, e sinalizam uma ameaça apocalíptica constante e entorpecedora, enquanto tomamos nossos cafés.

O tempo dedicado à leitura está despencando, até mesmo entre acadêmicos e pessoas que antes liam e escreviam avidamente. Todos estão desaparecendo em uma nuvem de ruído incessante e simulacros. Somos Ulisses sem o mastro, vendo a vida inteira passar diante de nós enquanto permanecemos enfeitiçados pelas sereias tecnológicas.