
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou nesta terça-feira (23) uma nova etapa do programa Celular Seguro e fez um alerta para que a população tenha mais cuidado ao utilizar o celular em locais públicos. O petista afirmou que o cidadão “não fique vacilando” com o aparelho na mão para evitar roubos e furtos.
“A gente quer punir quem rouba, quem vende e o crime organizado, mas é importante que você tenha mais cuidado ao utilizar o celular… Se você não tomar cuidado, você vai ter prejuízo”, disse.
Lula afirmou que é preciso ficar atento durante o uso do celular a quem está ao seu lado e “se tem alguém andando de bicicleta perto de você, fazendo pirueta, porque você pode ser assaltado”. Para o presidente, esse cuidado ajuda o governo e o país.
VEJA TAMBÉM:
- Invasão hacker na Defesa Civil expõe brechas em sistemas estratégicos do Brasil
“Tome conta direitinho, não fique vacilando com o celular. Se você se cuidar e nós agirmos corretamente, você estará ajudando o país, ajudando o governo. Nós estaremos ajudando você, os governadores de estado estarão ajudando você, as delegacias estarão ajudando você, e a gente vai viver num mundo tranquilo sem roubo de celular”, reforçou.
“Serasa dos celulares roubados”
Lula assinou decreto que torna o programa Celular Seguro em uma política pública permanente e institui o Banco Nacional de Celulares com Restrição (BNCR). O secretário nacional de Segurança Pública, Francisco Lucas Veloso, afirmou que a plataforma deve funcionar como uma espécie de “Serasa dos celulares roubados”.
“A plataforma é um cadastro negativo, é o Serasa dos celulares roubados”, disse o secretário. O BNCR reunirá dados do programa Celular Seguro, boletins de ocorrência registrados pelas Polícias Civis, operadoras de telefonia, sistemas nacionais de segurança pública, Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI) da Anatel e ABR Telecom.
Segundo o governo, uma das principais inovações do programa é o chamado Modo Recuperação. A iniciativa não bloqueia imediatamente o aparelho, assim, o IMEI permanece ativo e passa a ser monitorado nacionalmente.
Quando uma nova linha telefônica for habilitada no dispositivo, o sistema identificará a utilização do aparelho e iniciará o fluxo de recuperação.
Após a identificação de registro de roubo ou furto, uma notificação será enviada ao novo usuário do aparelho para devolução voluntária e regularização da situação junto às autoridades policiais.
“A estratégia prioriza a boa-fé do cidadão e busca interromper a circulação de celulares roubados, reduzindo a atratividade econômica desse mercado criminoso”, disse o Planalto.

















Leave a Reply